domingo, 30 de junho de 2013

Amamentação

Boa tarde mamães!!!


Vim falar um pouco hoje sobre minha experiência com amamentação.
Carol está com 8 meses, come de tudo e ainda mama bastante no peito. A menina está forte igual um tourinho rs. Mas no começo não foi fácil, achei que não fosse conseguir continuar amamentando ela!!
Bem, pra começar, meus seios racharam feio, doía demais!!! Ela pegou o peito fácil, mas estava tão machucado que, cada vez que a menina acordava para mamar, eu já sofria por saber a dor que viria!!
Depois, a pressão da família, principalmente meu pai, dizendo que meu leite não sustentavam ela, pois a menina queria mamar o tempo todo. Minha mãe nunca amamentou nenhum dos filhos, fomos criados com mingau desde pequenos, então era uma mamadeira e horas de sono, por isso pra eles leite materno não sustenta.
Nos primeiros dias, como tinha muito pouco colostro, e mesmo depois que o leite desceu, tive mastite e a dor muitas vezes atrapalhava, acabei  dando um pouco de Nan algumas vezes ao dia. Aí, claro, quando tomava leite artificial ela dormia que só!!! Mas eu me sentia mal com isso, me senti uma mãe horrível, tinha leite mas não conseguia amamentar minha filha direito, chorei muito.
Nos primeiros 2 eses de vida, tomando leite artificial e materno, ela ganhou cerca de 900g por mês. Já estava acima da média, segundo o pediatra.
Com 2 meses, ela passou a rejeitar o leite artificial. Nem mamadeira, nem copinho, nem colher. Um dia tive que dar uma saida, deixei ela com minha mãe, a menina não comeu a tarde toda!!! Minha mãe tentou de tudo, mas não tomava o leite, nem o meu, que deixei congelado. Desencanei e passei a dr só o peito.
Na consulta de 3 meses, ela havia ganho 1400g!!  Só com leite materno, ganhou muito mais peso. Calei a oca de todo mundo que dizia que meu leite não sustentava rs!!
Outro ponto foi o próprio pediatra: queria que as mamadas fossem a cada duas horas.Se ela quisesse mamar antes desse tempo, disse que teria que deixar ela esperando,para que se acostumasse com os horários da amentação. Até então, vinha praticando a amamentação em livre demanda, ou seja, dava de mamar quando ela quisesse, o quanto quisesse. Essa, aliás, é a recomendação do Ministério da Saúde atualmente.
Nos dois primeiros dias, até tentei fazer o que ele recomendou, mas, sinceramente, deixar um bebê de um mês chorando de fome, pra mim não dá!!! Pela recomendação (e mundo perfeito) do pediatra, ela deveria mamasr nos dois seios, e ficaria satisfeita por duas horas. Acontece que a Carol mamava num peito e ficava satisfeita, uns 40 minutos depois, queria o outro, e assim ia...as vezes dormia por umas duas horas seguidas, ai acordava faminta, então não funcionou muito querer estabelecer horários.
Fiquei com medo que, ao começar com alimentos sólidos,ela se tornasse uma daquelas crianças que querem comer o tempo todo, e acabasse obesa.  Mas não
A medida que foi crescendo, foi ficando mais tempo acordada sem querer comer, se distraia com brinquedos, e naturalmente (não algo imposto), foi distanciando o tempo das mamadas.
Agora, aos 8 meses, come frutas de manhã e a tarde, almoça e janta salgados, e mama durante a noite e umas 3 vezes durante o dia. Tem dias que está mais manhosa, principalmente por causa dos dentinhos, e quer mamar mais, e tem dias que come se parar rs.

Então, pras mamães que estão começando agora, ou ainda vão começar, uma dica:  confie o seu instinto. Muita gente vai  aparecer querendo dar opinião, mas se o bebê está ganhando peso, não se estresse.
recém nascidos mama o tempo todo não só por fome, mas por sede, e a necessidade de sugar o tempo todo também.
Se o bebê passa horas manando, não se preocupe. Recém nascidos não sabem a diferença entre fome e sede, e muitas vezes nem é isso,mamam pela necessidade de sucção, porque isso acalma eles, e pelo contato com a mãe. Decore isso pra falar pra quem aparecer falando que o seu leite não sustenta e por isso o bebê mama o tempo todo.
Outra coisa, o leite materno é feito para satisfazer as necessidades do bebê, e sua digestão é rápida., mas todas as vitaminas e minerais dos quais o bebê necessita estão ali!

Espero que possa ajudar quem ainda está começando com a amamentação. vale a pena insistir, mesmo com dor.
A dor passa logo, acredite, e depois é só prazer. Ver a Carinha de alegria, o sorriso da Carol quando vai mamar, compensa tudo!!!

Ah, se encontrar alguma dificuldade, se o bebê não conseguir pegar o peito, procure o bando de leite mais próximo, com certeza vai encontrar enfermeiras e outras mães que poderão te ajudar!!!

Beijos e bom domingo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho tem intolerância a lactose. E agora??

Se para um adulto, o diagnóstico de intolerância a lactose já provoca algum susto e confusão, quando o problema ocorre em uma criança, co...